Feira de Matemática

             Feira? De Matemática? Aaahhhh, nós estávamos lá! Mas, antes... etapa por etapa até chegarmos ao tão esperado dia, o da apresentação.


  

Primeira Etapa:
             Quando estávamos trabalhando o projeto solo (publicado neste blog), ao separarmos o lixo reciclado, aproveitamos para analisarmos as figuras geométricas sólidas que haviam nos produtos e selecionamos um por equipe. Debatemos as informações mais relevantes contidas nos rótulos, com uma análise criteriosa sobre a importância destes para a atenção do consumidor.

 

Segunda Etapa:
              Chegou o momento de decidirmos apenas utilizar a embalagem para um novo produto que viria, isto mesmo, cada equipe criou uma nova marca e ilustração, tornando-se o seu produto. Depois de tudo decidido, fomos a sala informatizada, ilustrações copiadas e coladas nos lugares certos, tamanho, fonte, cor da letra, tudo isso foi muito bem ajustado para que o rótulo se tornasse marcante.
 
              Os produtos com novos rótulos ficaram assim:

Terceira Etapa:
               Para ser justo no preço do produto, trouxemos catálagos de vários supermercados da cidade e comparamos os valores até ao que esperávamos para os nossos produtos.
 
Quarta Etapa:
               Nenhum produto "sobrevive" no mercado sem uma boa propaganda. Hora de analisarmos as propagandas e, com base nestas, produzirmos a propaganda adequada para o nosso produto.

 
Quinta Etapa:
              Apresentação na Feira de Matemática. Aproveitamos, é claro, para aprender e elogiar os outros estandes, muito bem elaborados e com grande dedicação, por isso que também postamos aqui fotos da feira em geral.

 
* Gostaríamos de agradecer a toda direção da escola que nos apoiou neste projeto, bem como, em especial, as professoras: Marilei, desde o convite à participarmos da feira até os detalhes de como seria no dia em outra escola e; Noemi, que nos ajudou na montagem do estande e pelas dicas de como seria participar de uma feira municipal. Muito obrigada!

 
Obs: Em anexo, abaixo, o resumo entregue para que fossemos selecionados para a feira:
 
RECONHECENDO OS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS NO COTIDIANO
Categoria: Educação Fundamental – Séries Iniciais
Modalidade: Matemática Aplicada/Interrelação com outras disciplinas.
Expositores: Maria Luiza, Victor.
Instituição: Escola Municipal... – Cidade: Joinville.
Orientador: Professora Cheila Pelin da Silva.
Endereço do Orientador: (...) Joinville/SC.
RESUMO
Sabe-se que a geometria está ligada ao homem desde os tempos mais remotos, ajudando-o a resolver os diversos problemas que enfrenta em seu cotidiano. Apesar de não nos apercebermos da sua existência, esta está cada vez mais acessível e presente em nosso derredor, facilitando o desenvolvimento simultâneo do conhecimento do mundo real, o processamento e a interpretação visuais e o raciocínio lógico/dedutivo. Deste modo, a criança, ao adentrar à escola, já traz consigo alguns conhecimentos intuitivos acerca da geometria. É por este motivo, que o objetivo do 4º ano C foi relacionar o estudo dos sólidos geométricos com o cotidiano do educando, possibilitando o estímulo para que pense, raciocine, crie, relacione ideias, descubra e tenha autonomia de pensamento. Motivados com a importância da separação do lixo para a preservação do meio ambiente, os alunos trouxeram embalagens que, após fazerem a separação correta do material, escolheram em equipes uma destas observando sua forma e informações contidas no rótulo. Na sala informatizada, através de pesquisas e das imagens, elaboraram uma nova marca, slogan, desenvolvendo um novo rótulo, com seu respectivo preço relacionado com os produtos da mesma linha. Depois de produzirem a propaganda do seu novo produto, a sala transformou-se num comércio, onde cada um pode vender e ir às compras tendo uma quantidade simbólica de valores representando o sistema monetário. O trabalho possibilitou a observação da quantidade de geometria que há em nossa volta e de como a mesma influencia até mesmo em nossos hábitos alimentares e ambientais. É de grande relevância também afirmar, que agregou principalmente no que diz respeito ao envolvimento, companheirismo e a criticidade dos educandos durante todo o processo do projeto abrindo discussões por estarem em grupos. Buscando levar para a sala o dia-a-dia do aluno, o conhecimento é melhor assimilado além de prazeroso, possibilitando também a interação dos pais na construção de todo este processo.
Palavras Chave: Matemática, Geometria, Meio Ambiente, Criatividade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário