Quando desenvolver as brincadeiras infantis:
Esta parlenda pode ser trabalhada juntamente com a matéria de Educação Física, na prática deste gênero ao pular corda produzindo os movimentos falados.
Como ilustração, um pedaço de corda pode decorar os desenhos dos alunos(as).
Esta parlenda pode-se ter como enfoque o tema alimentação saudável, sistema monetário ou animais.
A parlenda abaixo foi postada de modo que possa se trabalhar a divisão das palavras nas frases, o que é comum a aglutinação no processo de construção de frases:
Utilizando a imagem abaixo para ilustração da parlenda e aproveitando para a construção de palavras:
Dando continuidade a parlenda acima:
Recorte e colagem das palavras corretamente formando a parlenda "Meio dia, macaca Sofia, panela no fogo, barriga vazia."
Para o dia dos pais:
Como ilustração utilizamos raspas de lápis de cor para fazer o vestido da menina.
Parlenda desembaralhada "Hoje é domingo", para trabalhar os dias da semana, tempo, etc:
Para ilustração recortamos o buraco na folha desenhando apenas as pernas de alguém.
Existem várias versões para esta parlenda, os alunos gostam
bastante dela, muito útil para o professor que deseja que em algum momento os
alunos fiquem em silêncio, sem necessidade de ficar chamando atenção.
Uma dentre tantas atividades que
podem ser realizadas a partir desta parlenda:
Outra versão para esta parlenda está abaixo.
Muito proveitoso distribuir as frases fora de ordem para os alunos que estão no
desenvolvimento de frases:
Vaca Amarela
Fez cocô na panela
Cabrito mexeu, mexeu,
Quem falar primeiro
Comeu o cocô dela.
Parlenda fora de ordem:
Para a ilustração, pode-se dar o desenho da vaca sem o rabo e os alunos recortarem um pedaço de fio e colarem o rabinho:
Os alunos saltitando viram literalmente pipoquinhas! Esta parlenda agita bastante, vale lembrar que realizá-la apenas uma vez não satisfará a turma, os alunos geralmente gostam de repeti-la sucessivamente até ficarem exaustos!!
Pode-se explorar outro gênero de texto, como a receita da pipoca e que tal, unida com a cozinha da escola, desenvolver a receita juntamente com os alunos?!
Atividade para se desenvolver frases com base na receita:
Em matemática, pode-se explorar o gráfico:
Atividades acerca este tema:
Vídeo que pode ser trabalhado:
Para ilustração, pedir para os alunos desenharem ou colar o saquinho de pipoca e colar bolinhas de papel crepom.
Pode-se trabalhar a compreensão de "cima", "baixo", "sem", "com", a quantidade referente ao número 4, ou pela brincadeira em si. Segue abaixo um vídeo que encontrei no youtube para esclarecer a maneira de como se brinca:
Complementei a parlenda com a música da "A Casa" de Vinícius de Moraes: (Lemos, depois cantamos)
Existem inúmeras ideias que podem ser executadas a partir de uma parlenda! Essa reflexão se faz juntamente com os alunos após a verificação dos vídeos abaixo:
Uma dinâmica que fiz com meus alunos que estão no processo de alfabetização é dizer uma letra do alfabeto e, juntamente com os alunos, passamos a cantar a parlenda, ao final "o escolhido foi você", todos apontam para os alunos que iniciam com a letra ditada.
Uma outra atividade que pode ser realizada é uma dobradura de casquinha de sorvete para a ilustração da parlenda, faz-se a dobradura e cada aluno desenha as bolinhas de sorvete decorando como deseja.
Bom para ser trabalhado algum esporte específico ou brincadeira infantil. "Na sala, coloquei eles em forma de círculo e, cantando, passamos a bola, quem por último ficava com a bola saía do círculo, permanecendo no meio, além de decorarem rapidamente a parlenda nos divertimos muito, os alunos amaram!" - Cheila.
Ótima parlenda para ser trabalhada juntamente com Medidas de Tempo (Relógio, Dia e Noite, Quatro Estações...)
Nenhum comentário:
Postar um comentário